segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Os contatos que podem mudar a sua vida

Como está sua agenda de marketing de rede?

Olhe bem para a sua agenda de contatos. Veja quantos nomes com as respectivas profissões, números de telefones e e-mails a compõem. Ela poderá dar a você uma grande oportunidade de negócios, uma recolocação de emprego, soluções mais rápidas para os seus problemas, fazendo toda a diferença para o sucesso de sua carreira! Quem prega isso é o palestrante norte-americano Thomas Reaoch, cuja voracidade em fazer novos contatos lhe rendeu o apelido de “Rei do Networking”.

Reaoch tem uma agenda com mais de 3.500 contatos que cresce a taxa de cinco novos nomes a cada evento de que ele participa. Mas ele não se contenta apenas com a possibilidade de encontrar toda essa gente. “Você também precisa ser lembrado e encontrado”, aconselha o especialista. Para isso, ele sugere o uso de um instrumento barato, prático e que poucos brasileiros costumam ter: o cartão de visitas. “Sou obrigado a andar sempre com lápis e papel, porque o Brasil ainda não aprendeu a andar com o cartão no bolso,” provoca Reaoch.

Apesar de o nome estrangeiro soar esquisito, networking significa construir e manter uma rede profissional de relacionamentos. A produtora de televisão Rosana Shimura costuma alimentar seu networking enquanto trabalha. “Tenho meus colegas de trabalho 100% on-line,” diz ela, “assim trocamos idéias, indagações, favores, opiniões... Sem perceber estamos sendo ajudados e prestando ajuda.” Rosana usufrui daquilo que o pesquisador Tom Rath chama de “O Poder da Amizade”, título de seu livro lançado há pouco mais de um ano no Brasil. Rath analisou um banco de dados da Gallup Organization, na qual ele atua como coordenador de pesquisas, e descobriu que a amizade aumenta a produtividade. Segundo ele, quem tem um amigo no trabalho é mais produtivo, criativo e engajado nos projetos da empresa do que os trabalhadores solitários.

Rosana ainda reforça os seus laços de amizade longe do computador. Ela usa os happy hours (bate-papo em barzinhos logo após o expediente) para fazer novos contatos e aliviar o estresse do dia-a-dia. A produtora admite, assim, que o networking faz bem não só à carreira, mas também à saúde. Uma pesquisa australiana envolvendo 1500 pessoas verificou que a longevidade está ligada aos nossos relacionamentos sociais. Quanto mais atividade social, incluindo contato com filhos, parentes e amigos, mais velinhas vamos assoprar durante a vida.

Thomas Reaoch passa sua vida não só fazendo networking, mas também tentando convencer outros profissionais de como essa rede é importante. Ele dá uma série de dicas práticas com as quais você pode mudar sua postura e turbinar sua carreira com a teia de relacionamentos. Para começar, abasteça periodicamente a sua agenda de contatos e tenha em mente uma das máximas do rei do networking: “pessoas valem ouro”, seja para alavancar a nossa vida profissional, seja para ter um ombro amigo nas horas difíceis.

Dicas para criar sua teia de relacionamentos

Dicas de Thomas Reaoch, diretor executivo da RC Invest Consultoria Empresarial, para construir o seu networking.

Faça o seu cartão de visitas

Esse investimento simples e barato será o propagador de sua imagem e a conexão que fará você ser encontrado. Estar desempregado não é desculpa para não ter um cartão. Mande fazer cartões com seu nome, sobrenome, profissão, e-mail e telefone para contato. Leve-os sempre com você, na carteira, e tenha à mão pelo menos dez. Se você for a um evento que terá cinqüenta participantes, não tenha dúvidas, leve cinqüenta cartões, mesmo que não consiga falar com todo mundo.

Comece com quem está à sua volta

Em uma pequena sala de aula há pessoas que, como você, trabalham, ocupam funções e têm uma vida social ativa. Elas conhecem outras pessoas e são informadas de oportunidades que podem interessar a você. Conheça o nome e o sobrenome de seus colegas, o que fazem e anote os seus respectivos contatos. Você poderá precisar deles no futuro, e eles de você.

Diga sempre o seu objetivo

Você é um administrador que quer trabalhar no ramo da hotelaria. Se você apenas distribuir cartões com seu nome e profissão, poucos se lembrarão de você ao saber de uma vaga num grande hotel, por exemplo. Mas se você divulgar também o seu objetivo será mais fácil atingi-lo.

Cultive os seus grupos sociais

Todo mundo participa de vários grupos sociais: a família, a turma do trabalho, o pessoal da escola, o grupinho da igreja, os amigos da academia e ainda os ex-colegas de segundo grau, da faculdade ou mesmo dos antigos empregos. Manter contato com eles ou mandar e-mails só para dizer que ainda está vivo e atuando em tal lugar é reforçar a sua rede de relacionamentos e fazê-los se lembrarem de você.

Engaje-se em um projeto social

Doar tempo e trabalho a uma causa social gera bons resultados na carreira. “Em muitas empresas, o trabalho voluntário já tem o mesmo peso da fluência em inglês na seleção de um candidato”, afirma Thomas Reaoch. Algumas corporações também atuam em projetos sociais, por isso participar deles acaba sendo uma vitrine para os voluntários. Não tem contra-indicações: você vai ajudar outras pessoas, vai aprimorar a sua imagem pessoal e ainda conhecer gente nova que também fará parte de seu networking.

Por Fabio Reynol

Direitos Reservados à Fundação Roberto Marinho

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