quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Marketing multinível estimula o empreendedorismo

Sistema que cresce em todo o mundo é resultado da evolução financeira e tecnológica dos últimos anos.

A prática da venda direta no mercado mundial remonta do início da humanidade, quando esta forma de contato já era utilizada nas trocas de mercadorias e alimentos. Chegando à Idade Média, com a introdução da moeda corrente, os ambulantes e mascates comercializavam os produtos de “porta em porta” abastecendo as residências e as feiras livres de cidades vizinhas.
Os mercados em geral evoluíram substancialmente nos últimos anos e a atividade da venda direta acompanhou este desenvolvimento, buscando novas formas de expansão. Se até há poucos anos a atividade era realizada por mulheres que queriam complementar a renda familiar, atualmente este segmento vem experimentando uma verdadeira revolução. Avanços tecnológicos, sobretudo a telefonia móvel, a informática e a Internet, potencializaram os relacionamentos e reduziram as distâncias geográficas. Isso viabilizou o surgimento de modelos comerciais mais arrojados que estimulam o empreendedorismo e a liderança em âmbito global.

Mononível X Multinível

Foi-se o tempo que trabalhar com venda direta era apenas comprar e revender produtos do fabricante. Isso continuará existindo na base das organizações, mas a grande oportunidade nas vendas diretas está associada à forma como a empresa estrutura a força de vendas e a remunera. Um dos grandes saltos deste modelo de venda foi o desmembramento da atividade para duas modalidades de negócio: Mononível e Multinível. O primeiro deles é o método mais conhecido pela sociedade, no qual os revendedores trabalham sozinhos e o lucro é limitado por um valor pré-estabelecido pela empresa, ou seja, o percentual sobre a venda é determinado pela companhia, e a implantação do pedido é condicionada a um número mínimo de itens vendidos (que se traduzem em pontos).

Já o Marketing Multinível, também conhecido como Marketing de Rede, lançou-se no mercado ampliando significativamente o potencial de ganhos do revendedor. Neste sistema, além de receber sobre sua produtividade, o participante do plano de marketing tem a possibilidade de desenvolver liderança, construir sua própria organização de negócio e oferecer treinamentos para o grupo recrutado. Variando a lógica matemática utilizada por cada empresa, não há limitação de expansão da rede de negócios, e seu lucro acontece a partir de sua (re)venda e sobre as (re)vendas de seus recrutados.

Muitas dessas empresas também apresentam sistema de premiação (ou bonificação), cujo objetivo é contemplar seus melhores líderes com valores, viagens e outros prêmios, incentivando a atividade e a buscar melhores resultados. O plano de compensação mede o desempenho das equipes através de dois pontos: volume de negócios e influência da liderança no resultado coletivo. Sendo assim, o Marketing Multinível atrai profissionais com variados perfis e que não estão em busca apenas de uma renda complementar, mas de uma alternativa para construir seu próprio negócio, conquistar qualidade de vida e maior potencial de ganhos. Alguns líderes de organizações do Marketing Multinível, por exemplo, conseguem obter lucros equivalentes a salários de altos executivos de empresas multinacionais.

Este novo paradigma das vendas diretas tem influenciado até as companhias mais conservadoras, que estão adaptando seus sistemas para oferecer melhores benefícios aos revendedores com visão empresarial e postura empreendedora. Para se ter uma idéia da revolução causada neste mercado, em 1990, apenas 20% das empresas norte-americanas de venda direta adotavam sistemas de compensação no modelo multinível. Em 2002, a proporção se inverteu. Segundo Neil Offen, Presidente da Direct Selling Association (DSA), mais de 80% das empresas passaram a apostar no Marketing Multinível, sendo responsáveis por 76,1% dos US$ 28,69 bilhões movimentados pela indústria de venda direta nos Estados Unidos.

A evolução do Marketing de Rede, num contexto geral, é a junção do marketing de relacionamento, que visa à qualidade da comunicação com o cliente, e o marketing direto, que é o relacionamento direto entre vendedor e cliente. Portanto, o Marketing de Rede possibilita o contato imediato do distribuidor (vendedor) com o cliente, de forma a manter um relacionamento próspero e constante entre ambos. Além desta troca, os distribuidores também são responsáveis pela promoção, apresentação, demonstração e entrega dos produtos.

Marketing de Rede X Pirâmide

Por ser uma forma recente e pouco disseminada no Brasil de venda e de abordagem do cliente, o Marketing de Rede é comum e equivocadamente confundido com pirâmide. Em um conceito básico, o sistema de pirâmide é um esquema de captação de pessoas que gera renda ou lucro com o ato do recrutamento de novos membros e da cobrança de taxas sobre esta prática, sem que nenhum produto ou serviço real seja envolvido.

Portanto, a recompensa ocorre apenas com a adição de novos participantes e com os investimentos destes, e não com a revenda ou a distribuição de produtos ou serviços com função comercial legítima. Sem sustento comercial, o número de recrutas disponíveis é finito e, aritmeticamente, novos distribuidores possuem menos chance de enriquecer do que os promotores (ou idealizadores) do esquema.

Fonte: Texto criado pelo comitê de comunicação da ABEVD.

2 comentários:

Unknown disse...

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