quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O que é Marketing de Rede?

A cada dia que passa fica mais evidente que está ocorrendo uma revolução organizacional. Através dos anos 1980, organizações ao redor do mundo reagiram a um ambiente de negócio global cada vez mais competitivo mudando de coordenação centralizada e hierarquias de multiníveis, para uma variedade de estruturas mais flexíveis que assemelham-se a networks (redes), ao contrário das pirâmides tradicionais. Esses networks - grupo de empresas ou unidades especialistas coordenadas pelos mecanismos de mercado ao invés de cadeias de comandos - são vistos tanto pelos seus membros e por alguns estudiosos da administração como sendo melhor que outras formas para ambientes de demanda atuais ( MILES e SNOW, 1992).

O "novo" sistema organizacional, que apareceu no final do século XIX, teve sua grande expansão no início do século XX. Essa nova forma organizacional permitiu que centenas de empresas levassem seus produtos e serviços a um mercado doméstico cada vez mais crescente.
Logo após o final da I Guerra Mundial, apareceu a organização que criou um sistema de divisão não muito eficiente, expandindo-se no final dos anos 1940 e em 1950. No mesmo período, um americano chamado Carl Rhenborg decidiu criar um sistema de bonificação diferente, onde o revendedor passaria a ganhar um rendimento adicional sobre todas as vendas efetuadas pelos distribuidores que ele trouxesse para a companhia.

Nos anos 1980 a forma network tornou-se aparente, dentro de uma tendência de desagregação e livre ligação, os gerentes experimentaram vários arranjos organizacionais. Ao invés de usar planos, programas, e transferir valores para coordenar as unidades internas, eles se voltaram para contratos e outros acordos de troca para ligar-se juntamente com componentes externos em vários tipos de estruturas de network (rede). (MILES e SNOW, 1992).

Ao invés dos gerentes procurarem estratégias que proporcionassem vendas rápidas, eles perceberam que era melhor cultivar uma amizade com os clientes a longo prazo. Esta abordagem estratégica entre o cliente e a empresa, proporcionou uma nova maneira de ver a expansão das fronteiras empresariais e a criação do sistema de distribuição baseado no Marketing de Rede.

O que é Marketing de Rede?

"O Marketing de Rede, ou Multi-Level Marketing é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma 'rede' de contratantes independentes. É um sistema que elimina o 'intermediário'." (MARKS 1995, p. XI).

Você está no topo da sua organização e convidas três amigos que serão chamados de "amigos da primeira geração". Por sua vez, seus três amigos fazem o mesmo que você e cada um convidam mais três novos amigos. Perceba agora que na sua segunda geração entraram mais nove pessoas.

O que é distribuição de renda em marketing de rede?

"O Marketing de Rede é formado por um grupo de pequenos negócios independentes, trabalhando juntos em benefício mútuo, no sentido de formar uma rede de distribuição, vale destacar a sua estrutura organizacional para um entendimento de tal expansão" (BUAIZ, op. cit.).

Outra característica importante no marketing de rede é que os ganhos aumentam segundo o número de pessoas que se afiliam a uma rede de associados. Exemplo, você convida o Paulo e é remunerado por isso. O Paulo convida a Roberta e você e o Paulo são remunerados por isso. A Roberta convida a Simone e você, o Paulo e a Roberta são remunerados por isso. Então isso é uma pirâmide? Então quem começa primeiro ganha mais? Não! Isto não é pirâmide e nem quem começa primeiro ganha mais. Aqui foi exposto um exemplo sobre como ganhar dinheiro com o marketing de rede. Quando você assistir os vídeos da empresa entenderá que o programa é igual para todos os associados. Entenderá também que existe um limite de profundidade para receber as remunerações proporcionadas pelo plano de marketing.

Comissões, bônus, restituições, descontos, dividendos, ou outras considerações do programa são ou devem ser pagas como um resultado da venda de tal serviço ou produto ou do recrutamento, ações, ou desempenho de participantes adicionais. MOORE (1998)

O Marketing de Rede é acima de tudo uma oportunidade de ganhar dinheiro, suplementar a renda familiar e realizar sonhos pessoais. Por isso, o marketing de rede atrai pessoas ambiciosas, dotadas de iniciativa própria e dispostas a trabalhar longas horas para alcançar os seus objetivos (FONSECA, 2004).

Vantagens do marketing de rede

1) Você pode se aposentar com muito menos tempo de trabalho. 2) Você pode criar um sistema de ativos após um período de dedicação.3) Investimento extremamente baixo em relação a outros negócios próprio.4) Você não paga aluguel, infra-estrutura, funcionários, impostos.5) Você desenvolve sua atividade nas horas vagas.6) Você não tem nenhum vínculo empregatício com a empresa.7) Você passa a operar um modelo de negócio que já está funcionando.8) Ganhos ilimitados de acordo com seus esforços iniciais.

O Marketing de Rede, ou Multi-Level Marketing se diferencia de outras formas de marketing e vendas por não envolver formas tradicionais de marketing, como publicidade em meios de comunicação de massa. Além disso, a maior parte dos distribuidores trabalha a partir de suas próprias casas, dispensando escritórios e pessoal de apoio. Tudo que você precisa fazer é estudar o programa e convidar sua lista de amigos.

Atualmente o marketing de rede movimenta mais de 90 bilhões de dólares e possui mais de 35 milhões de pessoas envolvidas, ao redor do mundo, crescendo a uma taxa de 11% ao ano (ABVED).

É cada vez maior a aceitação desta estratégia de vendas diretas. Empresas tradicionais como o Citi Bank, MCI, Sara Lee, Gillete, Colgate Palmolive, Amex, e centenas de outras empresas, estão empregando este sistema para alavancar as vendas de produtos e serviços.
Não é sua culpa que o mundo esteja mudando tão depressa. Empresas ansiosas por reduzirem custos e melhorar as margens de lucros, têm substituído o trabalho humano por máquinas a um ritmo acelerado. E, na era digital, a estratégia vai ainda mais longe. Nos E.U.A, todos os dias, 75 mil pessoas iniciam um negócio próprio baseado no sistema de marketing de rede. Portando, trata-se de uma das maiores tendência do século XXI.

Para encerrar esta rápida exposição que apresentou alguns conceitos sobre marketing de rede, vou apresentar o gráfico de associados cadastrados por região, no ano de 1998. Segundo a associação Domus, nesta ocasião, o número de associados não passava de três milhões de pessoas. Hoje, segundo a ABVED, no Brasil existem mais de seis milhões de pessoas que já atuam em algum sistema de distribuição baseado no marketing de rede. Inclusive, a cada dia cresce o número de universidades que estão ministrando esta fascinante estratégia de ganhar e distribuir renda.

Pense que você já conquistou seu sonho e sinta a alegria do sucesso...

Saudações e Sucesso,

Um comentário:

Bruno Rodrigues disse...

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