sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Agora sim, estamos armados

Agora sim, estamos armados

Por Alfredo Afonso Piedade Pereira


Crie relações sinceras

O Marketing de Rede, método de distribuição revolucionário no modelo da nossa sociedade pós-industrial, começa agora a sedimentar-se na nova ordem sócio- econômica e tecnológica. Hoje, passados cinquenta anos desde a sua aparição, surgem novos conceitos dentro da nossa oportunidade.

No presente, temos o sistema que mais nos interessaria. Novas acessibilidades terrestres que nos aproximam cada vez mais, um novo mapa geopolítico que favorece a atividade comercial além fronteiras, a informática que reorganiza os negócios a um nível inimaginável há dez anos, as telecomunicações a evoluírem dia após dia e superando as barreiras da imaginação de qualquer ser humano, as novas formas de pagamento que permitem a um Lisboeta comprar um livro exposto numa livraria da Califórnia, etc.

Logo, na ótica da oportunidade empresarial que o Marketing de Rede oferece, são novas as possibilidades de expansão e manutenção das redes. E é mais precisamente sobre as novas possibilidades que a informática e as telecomunicações nos oferecem que eu vou falar nas próximas linhas.

Os novos recursos da Internet

Hoje, a palavra de ordem é Internet, mas afinal, o que é essa tal Internet?

A Internet é um novo espaço humano, ou um novo mapa de relações humanas. Um espaço constituído por sub-espaços, povoados por informação e por pessoas, as quais costumamos chamar de cibernautas.

Normalmente, as pessoas identificam o todo com a parte, acreditando que Internet é o mesmo que World Wide Web. A verdade é que Internet é muito mais do que isso. A questão é que ferramentas como o Internet Explorer permitem o acesso rápido e simples desta região do ciberespaço. E é por aqui que costuma-se começar a navegar (penso que não é por aqui que vamos “alargar” as nossas redes).

Certo que é possível consultar as home pages dos mais diversos fabricantes que distribuem seus produtos através de redes em Multinível. Certo que podemos recolher outro tipo de informação (positiva ou negativa) para o desenvolvimento do nosso negócio, mas não passa diretamente por aqui a expansão de uma rede.

Pode-se e deve-se aproveitar este espaço do ponto de vista do grupo de empresários (o portal Marketing de Rede é um bom exemplo), ou seja, os empresários de cada fabricante, por cada país, podem construir uma página evidenciando o máximo de profissionalismo. Nessa página, poderá estar alguma informação acerca do Multinível, do fabricante, informações sobre os métodos de treinamento, calendário das atividades, preço do sistema de formação, e- mails e telefones de todos os empresários, sub-sites dos diversos líderes do negócio, espaços para debate, Web Chat, novidades, etc. Para expor informação parece-me ser o melhor que há, porém não mais do que isso.

A arma suprema para os empresários de Marketing de Rede chama-se Chat (através de mIRC, Web Chat, Talkers, Netmeeting, Videophone, e todas as ferramentas de comunicação online) e completa-se com outra arma auxiliar, o Correio Eletrônico.

Para ajudar a esta dupla fantástica temos também os Messengers, ferramentas mágicas que devem ser exploradas nesta nossa nova batalha.

Direcionando contatos através dos canais de Chat

Para que serve o Chat? Para aumentar-mos nossa lista de prospectos, nacionais ou internacionais (se nos for permitido pelo fabricante). É, portanto, uma arma de prospecção poderosíssima.

Para quem não sabe, Chat é um espaço virtual, onde podemos contactar — em tempo real — centenas de pessoas, das mais diversas idades, formações, profissões, regiões... sei lá! É só escolher!

Por exemplo: imagine que deseja fazer prospecção na Romênia, no sentido de arranjar dois distribuidores na cidade de Bucareste. Você só precisa ter um software de IRC (mIRC é um dos mais comuns), e ligar-se a um servidor que dê acesso a canais por onde “passem” Romenos. Depois é só escolher um nick name (apelido) simpático, conversar, conhecer e respeitar pessoas (aqui temos de nos organizar, para não esgotarmos o solo).

Há milhares de canais e dezenas de milhares de pessoas a todas as horas, todos os dias!!! Ter muito cuidado e profissionalismo é o princípio básico de sustentabilidade desta forma de contactar.

Já presenciei, em um Web Chat, um indivíduo (por sinal muito simpático) fazendo prospecção do gênero: ESTÁ INTERESSADO EM...? PRODUTOS...? Isto enviado para todos ao mesmo tempo. O nick name dele era: QUEM QUER?!

Sinceramente, não acredito neste tipo de abordagens. Aqui na Europa estão ultrapassadas e assustam qualquer um. Acredito até que possam trazer consequências malignas à imagem global do Multinível, minando o mercado dos profissionais que querem fazer o seu trabalho com excelência.

Os indivíduos que se encontram neste tipo de espaço virtual gostam de se comunicar, estão receptivos a perguntas e também perguntam muito. São liberais e receptivos a novas idéias, e gostam de se interrelacionar.

É possível conhecer melhor uma pessoa durante uma conversa de 1 hora no Chat que, por exemplo, durante um mês em uma situação normal da vida.

Tenho mantido relações muito ricas emocionalmente através do IRC, e tenho tido muita facilidade em falar do negócio às pessoas. Mostram-se sempre muito interessadas em saber pormenores, têm uma perspectiva dinâmica da vida, enfim, encontram-se perfis muito positivos para o nosso negócio.

Encontram-se também barreiras pelo caminho (preparem-se para aturar uns imbecis mal-informados), mas é possível contornar muito bem tais situações.

Não sei se o meu exemplo poderá servir para o seu percurso. De qualquer forma, aqui vai uma pequena contribuição:

• Entro na sala com o “tal” nick name.

• Cumprimento todos que se encontram na sala àquele instante.

• Desenvolvo uma conversa informal e sincera com alguém que me contactou (ou vice-versa).

• Procuro saber alguns dados acerca da pessoa (de onde é, o que faz, qual o seu nível de satisfação na vida, etc).

• Desperto um ambiente positivo na conversa (falo de atitude positiva, força, sonhos, sucesso, esperança, etc.)

• Apresento-me como empresário de Marketing de Rede e digo-lhes que é um projeto de vanguarda, com alto potencial, que está começando a ser desenvolvido na terra onde a pessoa vive (isto pode acontecer no primeiro contato ou passados seis meses).

• Espero que a pessoa me faça perguntas a respeito do negócio (nunca lhe mostro o meu verdadeiro interesse nela).

• Tento que seja ela a mostrar interesse no negócio.

• Continuo a conversar normalmente e não falo mais do negócio. Tento sempre construir uma futura relação emocional positiva com a pessoa.

• No final, despeço-me da pessoa e trocamos e-mails. O resto depende da nossa persistência e de sua receptividade.

Já tive mais de seis meses a trocar correspondência com uma pessoa sem convidá-la a participar do negócio. Na hora certa, convidei-a.

Patrocínio e GNI — Gestores de Negócios Internacionais

Eu trabalho em parceria com um casal de empresários de Marketing de Rede de bastante sucesso aí no Brasil. Eles funcionam como meus Gestores de Negócios Internacionais (GNI). Fazemos o seguinte: todos os meus prospectos brasileiros são encaminhados para eles.

Na maioria das vezes, são os próprios prospectos que os procuram pedindo para marcar um horário, o que torna este trabalho muito mais fácil para o apresentador do plano. Se não contactarem, meus Gestores de Negócios Internacionais tratam de lhes telefonar, marcando o encontro (o meu trabalho é criar a curiosidade, e motivá-las para ouvirem a apresentação).

O que estas ferramentas proporcionam, é uma nova forma de se construir a lista de prospecção, conhecer pessoas e prepará-las para a apresentação.

O contato cara-a-cara nunca poderá ser dispensado. Nem mesmo com o advento da Video-Conferência (aqui temos que ser conservadores). Poder-se-á transmitir uma Conferência de formação, mas vender uma idéia através da vídeo conferência... NÃO!

Tem de haver “suor”, olhos nos olhos... para se transmitir uma relação de confiança. Sem isto, não há negociações. O aperto de mão não deixará de existir.

Como funciona este processo?

Conheci um rapaz através de um Chat. Passamos alguns meses trocando e- mails até que, um dia, encontramo-nos em uma reunião virtual.

Após este bate-papo, ficou ainda mais curioso e entusiasmado com a idéia (sem saber da missa a metade). Em seguida, dei-lhe o e-mail dos meus GPI e ele contactou-os. Encontraram-se fisicamente e o resto é história. O processo foi bem-sucedido até ao plano dado pelos GPI.

Se o resultado foi patrocínio, isso pouco importa. Está provado que existe uma nova forma de transportar pessoas até à apresentação. Umas entrarão, outras não.

Vejam o potencial: sem precisar sair da minha casa em Portugal, consegui colocar dois brasileiros frente-a-frente no Rio de Janeiro, estando todos a tirar proveito desta relação.

Este é o novo triângulo do Marketing Multinível, um triângulo que forma ângulos em qualquer parte do mundo.

Acompanhamento e treinamento

O próximo passo é ligar o prospecto (especialmente se ele tiver sido patrocinado) ao Messenger que utilizo: ICQ (I seek you). Existem outros, que você pode escolher, como o MSN, Yahoo etc.

Estes programas permitem um elo de ligação permanente (desde o momento em que se esteja ligado a um operador de Internet) entre você e as pessoas que tiverem o seu número de cadastro.

É muito simples: instala-se o Messenger em seu disco rígido, liga-se à Internet e automaticamente recebe-se um número de identificação (Universal Internet Number). Depois basta registrar os números dos seus downlines ou uplines. Sempre que eles estiverem conectados à Internet ao mesmo tempo que você, receberá o aviso que estão online.

A partir daí, vocês poderão enviar mensagens, e-mails, entrar no Chat, falar através de um microfone, enviar arquivos, entrar na área de trabalho, etc. Simplesmente fantástico. Uma rede de pessoas interligadas que se comunicam interativamente.

Grupos de debates não servem para prospecção

Têm-me perguntado se a Usenet e seus grupos de debates divididos por hierarquias (fóruns) servem para os nossos propósitos, porém, sinceramente, não vejo grande utilidade.

Podem servir para transmitir uma imagem positiva acerca do Marketing de Rede; para convidar pessoas a participarem de conferências; para divulgar uma página nova; para abrir um grupo de debates moderados sobre Multinível... mas sempre no sentido de atender os interesses do grupo (e não no sentido do interesse individual).

Não servirá, com certeza, para fazer prospecção. Já vi mensagens do gênero: "fique rico rapidamente", "está satisfeito com o seu emprego" e "tenho a solução para os seus males financeiros" expostas em salas desapropriadas (imaginem fazer prospecção em um grupo de debates sobre Religião ou Astrologia... não dá!!!)

A pessoa, neste caso, desenvolvia o negócio associada a um dos maiores fabricantes de Multinível. Gerou-se um "burburinho" na sala, pois ninguém gostou da maneira como se apresentou o negócio (só contribuiu para degradar o nosso projeto empresarial).

Por tudo isto, se quiser entrar neste espaço para prospectar, aconselho você a olhar primeiro. Seja um observador nos primeiros meses. Leia as FAQ’s e, por favor, não tente desenvolver o seu negócio com uma perna às costas. Poderá partir-se todo!

Afinal, o que a Internet pode oferecer para você?

Use a WWW para pesquisar informações que lhe interessem (depende das crenças que deseja alimentar). Serve também para o grupo de cada país, por cada fabricante, expor sua cultura de rede, suas estratégias de trabalho, informações sobre o sistema de treinamento, etc.

Utilize ferramentas do género do mIRC para conhecer, em tempo real, pessoas de todos os tipos. Com o tempo, você poderá convidá-las para o negócio, mas tenha calma. Não se apresse no contato. Veja o estilo da pessoa, crie relações sinceras. Não falseie esta relação (a longo prazo, não conseguimos enganar as pessoas).

Use e abuse do e-mail para dar continuidade aos contatos que fez. Encontre-se pessoalmente com os prospectos no seu país (não experimente apresentar o plano via Internet) ou arranje um Gestor de Negócios Internacionais em países que lhe interessem (se o seu fabricante permitir esta forma de desenvolver as redes).

Ligue-se a toda a gente através do Messenger. A Usenet não trás benefícios concretos ao seu negócio. Não se preocupe com ela.

Entre na Internet e observe durante algum tempo. Procure saber o máximo deste espaço antes de começar.

Lembre-se que são pessoas que estão do outro lado: procure, acima de tudo, conhecê-las. Se não for genuíno neste processo, porque o faz? Lembre-se que há mais gente de Marketing de Rede neste espaço de trabalho. Vamos respeitar-nos uns aos outros.

Não se iludas com todo este manancial. Não passa de algo que vai alargar a tua lista de contatos (que é dramaticamente importante) e, a médio prazo, facilitar a transmissão de conhecimentos e informação pelos grupos. Sua rede vai crescer pelo número de planos que forem apresentados. Esta é a verdade nua e crua dos fatos.

Passe a esta forma de conhecer pessoas, somente depois de esgotar a lista de contatos imediatos. Não interessa passar aos contatos frios, sem primeiro queimar todos os quentes. Isto é trabalho para quem já está nestas andanças há algum tempo e sofre do problema de encurtamento da lista.

Antes de passar à prática, aconselhe-se sempre com a sua linha de patrocínio (principio primordial deste negócio).

Esta forma de prospecção deve enquadrar-se com a estratégia de trabalho do seu grupo. Não vá de encontro a uma cultura instituída.

Tente mudá-la, se valer a pena, mas com diálogo e atitude de respeito.

Sobre Alfredo Afonso Piedade Pereira, Professor e Formador Ambiental, é Distribuidor de Marketing Multinível desde 1994

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