quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Os tipos de plano de marketing da atualidade

Os tipos de plano de marketing da atualidade

A indústria do bem-estar continua crescendo em todos os continentes e vamos aptresentar aqui alguns tipos ou modalidades do marketing de rede.

Plano de emancipação gradativa, plano breakaway ou plano stairstep breakaway

Possui largura ilimitada no primeiro nível, profundidade finita (geralmente de quatro a sete níveis) e comissões geracionais.

Num plano de emancipação gradativa você se torna bem sucedido galgando os degraus de uma escada de realizações (stairsteps ou níveis de desempenho). A cada degrau que você galga, é agraciado com um título honorífico diferente (tais como "Executivo de Ouro" ou "Executivo Três Estrelas") e lhe é facultado adquirir produtos da empresa com um desconto correspondente à importância do seu título. Quanto mais você compra de sua empresa a cada mês, mais você sobe na escada, e maior será sua comissão.

Ao galgar os degraus da escada, as pessoas da sua downline também sobem. Assim que os distribuidores da sua downline atingem um ponto em que passam a movimentar um certo volume mensal entre outras qualificações geralmente necessárias, eles se "emancipam" (breakaway) do seu grupo pessoal. Você deixa de receber comissões sobre os produtos vendidos a eles ou à sua downline. Ou seja, o volume de grupo do emancipado é eliminado como finte de volume para satisfazer as suas qualificações mensais. Contudo, você continua a receber um royalty ou override - uma pequena comissão - sobre o volume total do grupo de seus emancipados e de suas downlines.

Vantagens

Potencial de ganhos ilimitado: melhor oportunidade para as pessoas crescerem de fato. Isso se deve ao plano permitir construir uma organização maior e receber comissões de um número maior de níveis do que é possível em outros tipos de planos.

Alcance de pagamento mais profundo: Digamos que seu plano pague comissões somente até o sexto nível. Num plano uninível ou matriz, isso significa que lhe é vedado receber rendimentos do sétimo nível em diante. Mas num plano gradativo, um distribuidor pode se emanciparam após o que você recebe um override ou comissão sobre o volume de grupo desse distribuidor. Se esse distribuidor tiver uma organização de seis níveis, isso significa que você recebe comissões de vendas realizadas no seu 12o nível!. Alguns plano de emancipação permitem que você receba comissões até vinte níveis de profundidade - o que é inviável em outros planos.

Downline maior: O plano oferece largura ilimitada. A profundidade pode ser limitada a seis níveis ou menos, mas você pode se expandir em largura como quiser, construindo uma grande downline, com um potencial de milhares de distribuidores.

Estabilidade da empresa: Empresas que adotam planos de emancipação tendem a ter uma média de sobrevivência mais elevada do que outras, talvez devido a lucros corporativos mais altos. São empresas como Amway, Shakalee, Nu Skin, Quorum e outras. Na verdade, Leonard Clements, de MarketWave, afirma que 86% de todas as empresas MMN com sete anos ou mais de existência adotam o plano de emancipação gradativa.

Plano Matriz

Plano famoso na década de 80 que perdeu espaço para os planos mais inovadores na década de 90.

A matriz representa uma estrutura fixa em que o tamanho potencial da organização é predeterminado pela largura e profundidade definidas pela companhia. Por exemplo, uma matriz 4x6 significa que cada pessoa pode patrocinar um máximo de quatro pessoas em sua frontline.

Esse processo pode continuar até que a matriz tenha seis níveis de profundidade.

Todos os distribuidores afiliados além da largura limite do primeiro nível são colocados em níveis mais profundos. Isso é comumente chamado de "espirro" e geralmente o computador localiza de forma automática o primeiro local disponível e coloca o novo distribuidor naquela posição dentro da organização.

Os planos de matriz têm todos os tamanhos e formas. Exemplos de combinações utilizadas são 3x5, 5x7, 2x9 e 2x12. Alguns planos de matriz podem ser expandidos com base em determinadas qualificações, enquanto outros são "forçados" e/ou "fechados".

Geralmente as comissões são lineares, ou seja, todos os volumes que incidem nos níveis de pagamento contam para as qualificações mensais.

Não há emancipações num plano matriz.

Vantagens

Derramamento ou espirro: Quaisquer recrutas que você traga para um plano matriz que excedam o número colocado à sua linha de frente "derramarão" para níveis inferiores. Teoricamente, isso quer dizer que uma pessoa pode apenas sentar-se numa organização matriz e não fazer nada, esperando que um realizador do primeiro time de sua upline construa uma downline para ele via derramamento.

Fácil de administrar: Você só tem que patrocinar as duas ou três pessoas de sua linha de frente

Simplicidade: Os planos matriz são muito simples de explicar aos recrutas

Plano Binário

O plano binário é uma modalidade e provavelmente uma das versões mais inovadoras da matriz, merecendo também especial atenção.

A largura do primeiro nível é sempre limitada a dois, a profundidade é infinita e as comissões são geracionais. É um plano de complexidade elevada, diferentemente do plano matriz.

Os indivíduos começam construindo duas pernas - a esquerda e a direita. As posições freqüentemente são chamadas de centros de lucro ou células de renda. As comissões são pagas com base no volume de vendas acumuladas de cada uma das pernas (volume de grupo sob cada um dos dois distribuidores do primeiro nível), geralmente em base semanal, o que dá ao patrocinador um incentivo para manter ambas as pernas ativas. Não se consideram muito os níveis reais, mas sim o volume total de cada perna.

Quanto mais volume ocorrer durante a semana, maior a comissão de pagamento. A maioria dos planos binários pagam baseados na perna forte ou é transferido para a semana seguinte ou é "descarregado" (perdido). Os planos binários geralmente permitem posições múltiplas de um só distribuidor.

Depois de alcançar determinadas qualificações, células adicionais de renda podem ser ganhas permitindo aos indivíduos construírem uma organização com profundidade ilimitada. Cada célula de renda adicional é colocada na base das duas originais, o que ajuda a criar estabilidade em toda a organização.

Conseqüentemente, um plano binário poderia ser considerado uma matriz de duas larguras, sem lados, por isso às vezes é chamado de binário lateral.

Plano Uninível

O plano uninível possui largura ilimitada (número ilimitado de recrutas na frontline), profundidade finita (geralmente de cinco a nove níveis) e as comissões são lineares. É geralmente a forma mais simples de plano.

O termo foi originalmente usado para descrever qualquer tipo de plano que tivesse somente um estágio de avanço (comparado com os que têm diversos possíveis). Hoje em dia é comumente usado para descrever todo plano que não seja nem do tipo "matriz", nem do tipo "de emancipação gradativa", não importa o número de níveis ou estágios de avanço.

Alguns programas são descritos como uninível porque a porcentagem dos bônus é a mesma ou nivelada em cada um dos níveis de pagamento, Existem outros que descrevem esse plano como um nível único de qualificação que receberá bônus, quase sempre relativamente simples. Alguns programas uninível têm porcentagem de bônus pagas por nível decrescente, crescente ou mesmo variável. Existem variações dentro do conceito de uninível.

Geralmente, como o plano de emancipação gradativa, ele tem níveis de desempenho que você alcança mantendo um certo volume mensal. Como o plano gradativo, o uninível tem largura ilimitada. Você pode recrutar quantas pessoas quiser para sua linha de frente. Mas o uninível não permite emancipações. Você pode imaginar o uninível como um plano de emancipação gradativa sem emancipações.

Vantagens

Simplicidade: Por não ter emancipações, o uninível é um plano muito simples para explicar a novos recrutas.

Largura ilimitada: O uninível lhe faculta recrutar um número ilimitado de pessoas para sua linha de frente.

Qualificações fáceis: Por não haver emancipações e conceito de volume impedido ou desimpedido num plano uninível, todo o volume de vendas de sua organização é computado para efeito de suas cotas mensais o tempo todo, haja o que houver. Você não perde volume cada vez que alguém se emancipa. Você não precisa correr desesperadamente todos os meses para compensar o volume perdido quando alguém se emancipa, como ocorre com freqüência nos planos de emancipação gradativa.

Plano Australiano

O plano australiano é uma variação do uninível, possuindo largura ilimitada, profundidade infinita e comissões lineares. Nos EUA, geralmente é chamado de "plano dois-acima" (two up).

É um plano de grande potencial, mas ao mesmo tempo, de difícil entendimento.

As comissões recebidas pelos dois primeiros distribuidores de seu primeiro nível são repassadas para seu patrocinador. Da mesma forma, as comissões dos dois primeiro distribuidores recrutados pelo seu terceiro recruta (e assim sucessivamente) são repassadas para você.

Uma fraqueza do plano é que você pode patrocinar infinitamente que seu upline se beneficiará apenas dos seus dois primeiros recrutas, assim como seu downline pode patrocinar infinitos recrutas que você se beneficiará apenas dos dois primeiros de cada.

Por causa disso, surgiram algumas variações, como o "um-acima" (one up) e o "três-acima" (three up), muito similares ao "dois-acima" e de complexidade igualmente alta.

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