quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Glossário de Termos da Indústria do MMN

Glossário de Termos para Marketing de Rede

Âmbito de Pagamento - Os níveis de sua downline nos quais seu plano de compensação lhe permite receber overrides e comissões.

Benefícios - Qualquer forma de pagamento ou compensação que um distribuidor aufere por trabalhar para um negócio de network marketing. Pode incluir aumentos, bonificações, overrides, comissões de varejo e atacado, ou estímulos como seguro de vida e veículos e prêmios especiais.

Breakaway - emancipação gradativa, plano de emancipação gradativa.

Comissão - Lucro de varejo ou atacado que um distribuidor de network marketing recebe pela venda do produto ou serviço a clientes ou distribuidores de sua downline.

Comissões Geracionais - Comissões baseadas no volume de grupo do distribuidor naquele nível. Por exemplo, se um plano de emancipação gradativa pagou 5% no nível seis, isso deveria incluir todo o volume de grupo do distribuidor do nível seis, não apenas o volume que ocorre nesse nível. Este volume de grupo raramente (talvez jamais) inclui o volume dos outros grupos de emancipação gradativa.

Comissões Lineares - Comissões baseadas no volume real que ocorre naquele nível específico.

Comprador de Atacado - Pessoa que se engaja como distribuidor com o único propósito de consumir o produto pessoalmente ao preço de atacado e que não vende o produto a terceiros. Os compradores de atacado são uma benção para qualquer downline porque eles constituem uma base de clientela comprometida e confiável.

Consultor - distribuidor, vendedor.

Degrau de Escada - nível de desempenho, nível de comissão, stairstep.

Derramamento - Quando novos distribuidores afiliados além da largura limite do primeiro nível são colocados em níveis mais profundos. Geralmente feito de forma automática pelo computador que localiza o primeiro local disponível para colocar o novo distribuidor. Também chamado de espirro.

Distribuidor - Representante de vendas independente de uma empresa de network marketing que firmou um contrato, pagou uma taxa de inscrição, se exigida, e pode representar os produtos ou serviços da companhia como vendedor e recrutador independente. Também chamado de consultor ou vendedor.

Downline - Mesmo que linha descendente. Todos os distribuidores que estão dentro de sua organização pessoal. Ela se estende de sua posição para baixo. Ou seja, são todos os distribuidores abaixo de você na cadeia de recrutamento e patrocínio de uma determinada empresa de network marketing: seus recrutas, as pessoas recrutadas por seus recrutas, e assim sucessivamente.

Emancipação - Quando um distribuidor se "emancipa" do grupo pessoal de seu patrocinador por ter cumprido certas qualificações de volume mensal. Geralmente, o volume mensal do emancipado deixa de ser computado no volume mensal do patrocinador do emancipado. Entretanto, o patrocinado continuará recebendo um royalty ou override do emancipado, que é uma pequena porcentagem do volume da organização do emancipado.

Emancipação Gradativa - breakaway, plano de emancipação gradativa.

Espirro - derramamento.

Esquema de Ponzi - esquema piramidal, pirâmide.

Esquema Piramidal - Negócio ilegal, superficialmente semelhante às iniciativas (empresas) de MMN, que remunera-se somente pelo recrutamento de novos integrantes e pela cobrança de taxas, pagando-lhes um valor fixo, sem que nenhum produto ou serviço reais sejam movimentados. Também conhecido como pirâmide ou esquema de ponzi.

Executivo Qualificado - denominação para um distribuidor que se emancipa.

Fim de Linha - Os últimos e mais avançados estágios que um distribuidor atinge depois de progredir através de um plano de compensação. Por exemplo, você pode dizer que um plano de emancipação paga mais no fim de linha porque você recebe comissões mais altas depois de se emancipar. Em outros planos, fim de linha corresponde aos níveis mais baixos ou profundos de um plano de compensação, como quando um plano paga 5% no primeiro nível e 20% no segundo, pagando, por conseguinte, uma comissão maior no fim de linha.

Frontline - Os distribuidores de primeiro nível abaixo de você, que você patrocina diretamente. Mesmo que linha de frente.

Fluxo de Ganhos - renda resisual

Geração - nível.

Grupo Pessoal - Distribuidores de sua organização que ainda não se emanciparam.

Início de Linha - Os primeiros e menos avançados estágios de um plano de compensação. Por exemplo, você diria que um plano de emancipação paga menos no início de linha porque as comissões são maiores depois de um distribuidor ter se emancipado.

Largura - Número de pessoas que é permitido a um distribuidor recrutar para a sua linha de frente. Os planos de emancipação gradativa e uninível geralmente permitem uma largura infinita. Os planos matriz limitam a largura normalmente em duas ou três pessoas.

Linha de Frente - frontline.

Linha Descendente - downline.

Lucro de Atacado - Dinheiro ganho com a venda de produtos a distribuidores de sua downline.

Lucro de Varejo - Dinheiro ganho com a venda de produto diretamente a clientes.

Matriz - plano matriz.

Momentum - Fase de crescimento mais rápido de uma empresa de network marketing. No momentum, as vendas e o recrutamento crescem exponencialmente.

Nível - Medida da profundidade atingida por um distribuidor na sua organização em relação a outro distribuidor. Geralmente refere-se a quem patrocina quem dentro da rede de um distribuidor. Por exemplo, se o Distribuidor A recruta o Distribuidor B, isso significa que o Distribuidor B está no primeiro nível do Distribuidor A. Se o Distribuidor B recruta o Distribuidor C, isso significa que o Distribuidor C está no primeiro nível do Distribuidor B, mas no segundo nível do Distribuidor A.

Nível de Comissão - nível de desempenho, stairstep, degrau de escada.

Nível de Desempenho - Posição na organização de network marketing que um distribuidor geralmente obtém comprando por atacado uma certa quantidade de produto num determinado mês. Quanto mais produto você compra, mais elevada é a sua posição. Quanto mais elevada a sua posição, maiores serão seus descontos para a compra do produto por atacado. Também chamado de stairstep, degrau de escada ou nível de comissão.

Nível Único - uninível, plano uninível.

Oportunidade - Direito de distribuição em network marketing. Quando um distribuidor "vende" a oportunidade em vez do produto, isso significa que ele ou ela está recrutando novos distribuidores e não vendendo o produto a varejo.

Organização - Distribuidores de sua downline dentro do seu âmbito de pagamento.

Overrides - A pequena porcentagem que um distribuidor recebe da produção (venda) de determinado segmento de emancipação. Também chamados de royalties.

Patrocinador - Pessoa que patrocina um distribuidor. Também chamado de upline.

Patrocinar - Recrutar outra pessoa para uma empresa de network marketing, e tornar-se responsável por este recruta, treinando-o e apoiando-o para fazer a mesma coisa.

Patrocínio - O ato de patrocinar.

Perna - segmento.

Perna de Breakaway - segmento de emancipação.

Pirâmide - esquema piramidal, esquema de Ponzi.

Plano Australiano - Tipo de plano de compensação, variação do uninível, que possui uma largura ilimitada e uma profundidade infinita. Também conhecido como plano "dois-acima" (two up), ele é de grande complexidade. Mais detalhes em Tipos de Planos.

Plano Binário - Modalidade do plano matriz, onde é possível recrutar apenas duas pessoas no primeiro nível. Os próximos recrutas são postos na primeira posição livre de seu downline. Tem profundidade infinita e complexidade elevada. Também conhecido como binário lateral. Mais detalhes em Tipos de Planos.

Plano de Breakaway - plano de emancipação gradativa.

Plano de Emancipação Gradativa - Tipo de plano de compensação no qual os distribuidores galgam "degraus de escada" ou níveis de desempenho. Permite aos distribuidores emanciparem-se do grupo de seu patrocinador depois de atingirem um certo nível de desempenho. Também chamado plano de breakaway ou stairstep/breakaway. Mais detalhes em Tipos de Planos.

Plano de Stairstep/Breakaway - plano de emancipação gradativa, plano de breakaway.

Plano Matriz - Tipo de plano de compensação que estabelece um limite ao número de pessoas que você pode recrutar para a sua linha de frente, tendo tamanho e estrutura predeterminada. Mais detalhes em Tipos de Planos.

Plano Uninível - Tipo de plano de compensação no qual um distribuidor pode recrutar quantas pessoas quiser para a sua linha de frente, mas no qual não há emancipações. Mais detalhes em Tipos de Planos.

Princípio de Linha - início de linha.

Profundidade - O número máximo de níveis em que um determinado plano de compensação permite a um distribuidor receber comissões. Um plano que tenha seis níveis de profundidade lhe permite receber comissões de apenas seis níveis.

Profundidade Infinita - Característica que alguns distribuidores prometem a seus recrutas. Profundidade infinita implica o recebimento de comissões por parte dos distribuidores de um número infinito de níveis. Na prática, é uma ilusão porque os planos de compensação que acenam com profundidade infinita geralmente oferecem menos dinheiro quanto mais você se aprofunda.

Qualificação - Cotas de realização (desempenho) que os distribuidores precisam obter para se qualificar a degraus mais altos da escada, ou níveis de comissão. Qualificações podem assumir a forma de cotas mensais de volume de grupo ou pessoal e até mesmo de cotas de recrutas, como o recrutamento de um certo número de pessoas para a sua linha de frente.

Qualificadores - Estipulações ou condições que tornam mais difícil aos distribuidores cumprirem as exigências de volume mensal. Um exemplo de qualificador seria uma estipulação correlacionando o volume de comissões que lhe é permitido receber de seus níveis mais baixos com o número de executivos qualificados de sua linha de frente.

Recruta - Pessoa que é persuadida por um distribuidor a ingressar em sua downline, tornando-se também um distribuidor e dita patrocinada por aquele distribuidor.

Recrutamento - Ato de recrutar.

Recrutar - Persuadir pessoas a ingressar na sua downline.

Renda Alavancada - Renda multiplicada pelos esforços de outras pessoas.

Renda Residual - O dinheiro que continua a entrar após o término da atividade que o gerou. Os royalties pagos a músicos e atores por discos e filmes são exemplos de renda residual.

Renovação - Muitas empresas MMN têm como política interna a renovação periódica (geralmente anual) do compromisso firmado através da assinatura de um documento e pagamento de uma taxa. Esse processo facilita a identificação das pessoas que desistem de operar com a empresa.

Roll-Up - Característica de alguns planos de compensação que permite aos distribuidores serem promovidos ou "rolar" para posições acima de seus patrocinadores na hierarquia da empresa. Geralmente, você "rola para cima" quando o seu volume mensal supera o do seu patrocinador durante um determinado período. Depois de você ter ultrapassado seu patrocinador, ele deixa de receber comissões das vendas de sua organização. A prática do roll-up tende a aglutinar os "cobras" na organização, de maneira que eles sejam úteis uns aos outros.

Royalty - overrides.

Saturação - Ponto imaginário no qual uma empresa de network marketing exaure o mercado de recrutas potenciais, e o crescimento cessa. À semelhança do que ocorre em outros ramos industriais, o crescimento das empresas de network marketing diminui à medida que elas amadurecem. Contudo, a verdadeira saturação é de ocorrência extremamente improvável.

Segmento - Linha de distribuidores que inicia com uma pessoa patrocinada e continua abaixo deste distribuidor. Mesmo que perna.

Segmento de Emancipação - A organização inteira de um distribuidor emancipado. Mesmo que perna de breakaway.

Stairstep - nível de desempenho, nível de comissão, degrau de escada.

Taxa de Renovação - Pequena taxa anual de manutenção que algumas empresas exigem de seus distribuidores. As empresas de network marketing são proibidas por lei de obter lucro com a "venda" de direitos de distribuição. Mas pequenas taxas anuais com a finalidade de compensar distribuidores inativos são aceitáveis.

Uninível - plano uninível, nível único.

Upline - Pessoas posicionadas acima de um determinado distribuidor na cadeia de patrocínio. Usado às vezes como sinônimo de patrocinador.

Venda Direta - Qualquer tipo de venda que utilize representantes trabalhando na base de comissão, atingindo o consumidor final através de vendas pessoais. Network marketing é um tipo de venda direta, mas não é o único. Somente as empresas que permitem a seus representantes recrutar outros representantes e receber comissões de vendas de seus recrutas são chamadas com propriedade de empresas de network marketing. Nota: Algumas empresas de network marketing só se referem a si mesmas como empresas de "vendas diretas" para ocultar o fato de usarem uma estrutura de MMN.

Vendedor - distribuidor, consultor.

Volume de Vendas - Calculado tanto no volume de vendas pessoais (aquilo que você vende pessoalmente), conhecido como VVP, quanto no volume de vendas de grupo (aquilo que todos de sua downline vendem), quase sempre mostrado como VVG. Nos planos de breakaway, seu grupo é aquela parte de sua downline acima da primeira perna de breakaway.

Volume Desimpedido - Volume mensal de vendas que você pode computar como parte do seu volume de grupo, geralmente porque deriva de um distribuidor ou distribuidores que ainda não se emanciparam de seu grupo pessoal.

Volume Impedido - Volume mensal de vendas que é desconsiderado como parte do volume mensal do seu grupo e não pode ser usado por você para se qualificar a um determinado nível. Geralmente, o volume é considerado impedido porque se origina de um grupo ou segmento de sua organização que se emancipou ou está em processo de emancipação do seu grupo pessoal.

VG - Volume de Grupo - Volume total mensal do produto comprado por atacado por todo o seu grupo pessoal.

Volume Organizacional - Volume mensal de produto comprado por toda sua organização - inclusive seus segmentos de emancipação.

VP - Volume Pessoal - Volume mensal do produto que você compra pessoalmente por atacado.

VVG - Volume de Vendas de Grupo - Volume total mensal do produto vendido por todo o seu grupo pessoal.

VVP - Volume de Vendas Pessoal - Volume mensal do produto que você vende pessoalmente.

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